A presença da arma de fogo aumenta a possibilidade de qualquer conflito transformar-se em tragédia.

A arma foi feita para matar, sem que seja necessário usar a força ou estar próximo à vítima. A presença da arma de fogo aumenta a possibilidade de qualquer conflito transformar-se em tragédia.


No Brasil, 71% dos homicídios são cometidos por arma de fogo, enquanto 16% são causados por objetos cortantes ou penetrantes – categoria na qual se enquadram as facas (Datasus, 2012). Há 17 anos, o percentual de agressões cometidas com facas é estável, mesmo considerando que existe pelo menos uma faca em cada domicílio no país. Há mais facas do que armas nas casas dos brasileiros, mas há muito mais homicídios cometidos com armas de fogo porque elas foram feitas para matar. As armas de fogo, são o principal instrumento escolhido dos homicidas, pois matam com eficácia e com menor risco para o agressor.
O site retratos da Violência Armada apresenta um comparativo de mortes por agressão por armas de fogo e arma branca. Dados do DATASUS DE 2013 mostram que 71% das mortes no Brasil tiveram como instrumento a arma de fogo e 21% armas brancas.

VOLTAR PARA HOME