Briga que terminou com quatro mortes foi motivada por desavença em jogo de bocha, diz polícia

Matéria publicada no G1 em 08/05/2017.

Clique aqui para ver o vídeo da reportagem.


Um homem foi preso na noite de domingo (7) suspeito de participar da morte de quatro pessoas durante uma briga em uma quadra de bocha. O crime aconteceu na localidade de Arroio Lindo, no interior da cidade de Candelária, no Vale do Rio Pardo, e teria sido motivada por uma desavença relacionada ao jogo, conforme a polícia.

"Havia uma certa desconfiança de que se tratava de uma rixa anterior, mas eles dizem que foi em virtude do desentendimento com o jogo que houve esse tumulto que acabou saindo fora de controle e resultou nos quatro mortos", diz o delegado Rodrigo da Silveira, com base no depoimento do preso.

Com ele, a polícia apreendeu uma espingarda com numeração difícil de ser identificada. Além do preso, outros três suspeitos são procurados.

A cancha de bocha fica em um clube, ao lado da única escola da localidade de Arroio Lindo, onde ocorreu o crime. No local, a polícia identificou que ocorreram disparos de armas de fogo e golpes de arma branca.

Os corpos das vítimas foram levados para exame de necropsia, e a polícia aguarda o resultado. Segundo o delegado, as pessoas que estavam no jogo tinham entre 30 e 38 anos, e todos são da localidade de Arroio Lindo.

Comunidade em choque

Moradores da localidade amanheceram assustados nesta segunda-feira (8). "A gente fica meio apavorado. Eu nem dormi ontem à noite", diz a agricultora Terezinha Santa Krumenauer.

Mulher de uma das vítimas, Joice de Castro Quoos ficou sabendo apenas pela manhã que o marido havia morrido na confusão. "Ele vem aqui, joga bocha sempre. Que eu saiba, ele não tinha rixa com eles. Ontem a gente tinha esperança, sabe. Parece uma mentira", lamenta.

Algumas pessoas da comunidade dizem que discussões são frequentes durante partidas de bocha no clube, mas afirmam que nunca viram briga com armas.

"Não é costume de acontecer. Nunca deu nada, ontem não sei porque aconteceu", comenta a agricultora Nadir Rodrigues.

Na escola de Arroio Lindo, as aulas foram suspensas nesta segunda (8). Os alunos não apareceram.

"Acredito que os pais estão bem chocados, e talvez com medo, e não mandaram as crianças para a escola", diz a professora Denise Goelzer Otto.