Campanha do Desarmamento em PE arrecada mais de 900 armas em 2015

Matéria do G1 publicada em 23/11/2015

A Campanha do Desarmamento apresentou queda no recolhimento de armas em Pernambuco em 2015. De janeiro a novembro deste ano, 916 armas foram entregues às autoridades policiais no Estado. No ano passado, a ação contabilizou 1.700 armas, 784 a menos. A campanha começou em 2011 e, desde então, já recebeu 8.841 armas e 16.051 munições de vários calibres. O número corresponde, segundo cálculos da Polícia Federal de Pernambuco, a seis armas entregues por dia. Somente no Recife, foram 4.215 no mesmo período.

O chefe do departamento de comunicação da PF em Pernambuco, Giovani Santoro, acredita que a diminuição de armas entregues de 2014 para 2015 se deu por falta de informação sobre a campanha. “Muita gente acha que a campanha teve um tempo limitado e já acabou. Vale lembrar que a campanha não acaba nunca. Além disso, vai chegar um momento que o número vai diminuir porque todo mundo já vai ter entregado as armas”, pondera.

As indenizações variam entre R$150 e R$450. O sistema da PF é que calcula o valor com base no calibre e tipo de armamento. Quem quiser entregar voluntariamente a arma deve primeiro acessar o site www.entreguesuaarma.gov.br ou www.pf.gov.br para emitir uma guia de trânsito e poder transportar a arma legalmente. O processo garante o anonimato e um prazo de até 48h para pagamento da indenização.

“Caso leve sem a guia de trânsito se caracteriza como crime com pena de seis anos de reclusão por porte ilegal de arma de fogo”, afirma Santoro. A arma deve estar sem munição e guardada de forma discreta – se estiver com munição, a guia de trânsito perde o valor por caracterizar o uso do armamento. A guia só tem validade de 24h.