Sobre

O Descontrole.org.br faz parte de uma campanha para informar a sociedade sobre a lei atual de controle de armas de fogo e munições e os riscos caso seja aprovado o Projeto de Lei 3722/2012 ou outros projetos que buscam revogar a legislação atual de controle de armas.

Estas propostas buscam que as pessoas andem armadas nas ruas e facilitam a compra de armas e munições, inclusive para quem está sendo investigado por homicídio ou tráfico de drogas.

Acreditamos que:

- A atual legislação de controle de armas de fogo, que permite que o cidadão tenha até seis armas em casa, já atende àqueles que têm interesse em adquirir armas para sua defesa pessoal ou para a prática esportiva. 

- O problema da violência armada já é enorme: são quase 60 mil pessoas assassinadas todos os anos. Com mais armas nas ruas, muito mais pessoas serão mortas em nosso país.

- A situação da segurança pública vai piorar se as pessoas andarem armadas de forma indiscriminada, como quer o PL 3722/2012, por exemplo.

Queremos mostrar que o descontrole de armas atende principalmente aos interesses econômicos da indústria de armas, tanto é assim que esta indústria financiou, entre 2010 e 2014, 20% dos deputados que integram a comissão da Câmara que analisou o PL 3722/2012, incluindo o presidente do colegiado. Para isso o Descontrole.org.br se apoia em pesquisas e trabalhos acadêmicos produzidos com rigor metodológico e isenção técnica que demonstram que armar a população só agrava ainda mais o problema da violência. É importante frisar que o posicionamento contrário à flexibilização da política nacional de controle de armas de fogo não se trata de posicionamento ideológico, mas sim da unanimidade científica trazida por estudos sérios realizados por pesquisadores de renome das mais diversas áreas do conhecimento, com trabalhos publicados em revistas acadêmicas conceituadas no Brasil e no exterior. Neste sentido, em setembro de 2016 foi produzido o Manifesto dos Pesquisadores contra a Revogação do Estatuto do Desarmamento, subscrito por 57 pesquisadores e apoiado por 16 organizações e institutos de pesquisa, que demonstra a unanimidade científica em afirmar que a maior circulação de armas de fogo causa, necessariamente, um aumento da violência letal, especificamente por meio dos homicídios cometidos com armas de fogo.

O site é uma iniciativa do Instituto Sou da Paz, Viva Rio e Rede Desarma Brasil.

Apoio: